Skip to main content

Vamos falar sobre depressão? Essa doença já não é mais segredo e dia a dia a ciência vai descobrindo novas maneiras de tratá-la. Já podemos tirar os tabus acerca dessa doença, porque ela é considerada um dos grandes males deste século, podendo afetar absolutamente qualquer pessoa, independente de gênero, idade, crença ou classe social.

Nesse artigo você vai encontrar:

  • O que é depressão
  • Quais os sintomas mais comuns
  • Diferenças sobre depressão e tristeza
  • 7 dicas de como sair da depressão

O que é depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica que gera tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor. Muitas vezes é confundida com ansiedade e pode levar a pensamentos suicidas. Assim, é essencial diagnosticar a doença e iniciar acompanhamento médico.

A doença atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.

Quais os sintomas mais comuns

Atente-se para os sintomas! Se existe uma tristeza sem motivo aparente e ela está durando mais que duas semanas, se você anda desanimado e percebe que já não está se alimentando e nem dormindo de uma forma correta ou também sente grandes dificuldades em realizar atividades simples do dia a dia, é aconselhável buscar a um profissional da saúde, relatar seu estado e pedir ajuda.

Apenas esses profissionais podem diagnosticar essa doença e dizer em qual nível ela se encontra. Assim ficará muito mais fácil lidar com tudo isso, não é mesmo?

Diferenças sobre depressão e tristeza

Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza pode ocorrer desencadeada por algum fato do cotidiano, em que a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que quinze a vinte dias.

Por sua vez, a depressão se instala e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve (CID 10 F33.0), moderada (CID 10 – F33.1) e grave (CID F33.2).

Você também pode realizar algumas atividades que poderão ajudar a manter sua saúde mental sempre saudável, tornando-se mais forte para enfrentar a essa doença e/ou não deixar que ela se aproxime.
Coisas simples podem fazer a diferença!

Listamos algumas delas:

7 dicas de como sair da depressão

  1. Procure o hábito de fazer atividades físicas. Por mais difícil que pareça, tente manter uma rotina de exercícios. Não é necessário que sejam longos ou exaustivos, só precisa mexer o seu corpo. Você pode trocar o elevador pela escada, que tal? E se, ao invés de assistir mais um episódio daquela série, escolha dar uma volta no seu quarteirão ou passear com o seu cachorro?
  2. Separe um momento do seu dia para aproveitar um pouco da natureza. Pode ser em forma de luz solar, pisar na grama descalço ou receber um vento no rosto. A natureza nos lembra de que somos todos os seres viventes e sobreviventes.
  3. Mantenha-se perto de pessoas da sua confiança e que consigam te entender independente do seu estado de humor. Não importa se essa pessoa for alguém da família ou um amigo, é sempre importante saber que podemos contar com alguém e lembrar que somos amados e que não estamos sozinhos.
  4. Tente encontrar uma atividade que lhe proporcione prazer. Volte a tocar aquele instrumento, andar de bicicleta, ou ainda descobrir um novo dom, porque não? O mundo está cheio de possibilidades, e você pode encontrar-se em algo inimaginável.
  5. Experimente novos sabores! Comer é prazer para muitos, e com certeza você tem uma comida favorita, mas ter várias comidas preferidas devem ser melhor ainda.
  6. Se alimente também de forma mais consciente e saudável. Azeite de oliva e oleaginosas são alimentos ricos que ajudam na prevenção da depressão. Provavelmente você deve apreciar algum desses alimentos.
  7. E, não se esqueça de beber água! O seu corpo necessita de energia para funcionar corretamente.

Esteja atento quanto a sua saúde. Busque ajuda profissional ou comunique que está precisando de ajuda. Depressão não é sinal de fraqueza, e ela pode ser tratada.

Até a próxima!

Leave a Reply