Skip to main content

Se você tem alergias, asma ou outros problemas respiratórios, entende que é importante ter uma maior compreensão sobre as causas e os tratamentos mais eficazes. Nesse artigo, você vai encontrar alguns problemas respiratórios mais comuns, as suas causas, como identifica-los, e um mini guia de tratamentos.

Com a chegada do frio, é muito comum ter uma certa dificuldade ao respirar. Aliás, algumas doenças, como: gripe ou resfriado sempre aparecem com essas mudanças na temperatura

Problemas respiratórios crônicos

Grande parte dos problemas respiratórios são crônicos ou de longo prazo. Para estes problemas podemos listar os mais comuns, como: sinusite crônica, alergias e asma. Os sintomas podem facilmente serem detectados, como congestão nasal, coriza, coceira nos olhos, congestão no peito, tosse, chiado no peito, respiração difícil e respiração superficial. Algumas pessoas possuem um pouco de dificuldade em respirar quando ficam resfriadas. Outras têm dificuldade para respirar por causa de eventuais crises de rinite/ sinusite, o que pode agravar muito em períodos mais frios.

Causas de problemas respiratórios

A via nasal é um dos principais caminhos percorridos pelos vírus e alérgenos para chegar até os pulmões, gerando uma série de problemas respiratórios causados, por exemplo, por uma inflamação na mucosa nasal, o que pode contribuir para ataques de asma.

Como determinar a causa de problemas respiratórios? É o que vamos ver a seguir:

Existem vários testes de alergia que o profissional médico pode usar para descobrir se você é alérgico, o que pode ajudar a identificar se você possui algum problema respiratório e a causa do mesmo. Quer saber quais são? Continue a leitura.

Teste para determinar qual ou quais são os problemas respiratórios

Os médicos realizam exames físico para poder diagnosticar um problema respiratório, além de analisar o histórico familiar do paciente. Somado isso, irá realizar testes específicos como a espirometria, metacolina e testes de função pulmonar, frequentemente utilizado para avaliar situação de pessoas com asma.

  • Testes cutâneo

O médico utiliza de uma seringa para a injeção de extrato de alérgeno diretamente sob a pele.

  • A espirometria

Esse teste mede a quantidade e velocidade do ar que o seu pulmão consegue jogar para fora. Este teste de respiração tem como principal objetivo determinar a quantidade de obstrução das vias respiratórias.

  • Teste de estímulo com metacolina

Ajuda a estabelecer um diagnóstico de asma

  • Outros testes, não muito comuns, podem ser usados, como por exemplo, submeter o paciente a contrair um alérgeno por vias respiratórias. Em alguns casos, o médico pode tirar um raio-X para ver as estruturas do peito, incluindo o coração, pulmões e ossos. A radiografia do tórax é um excelente teste para diagnosticar pneumonia. Não pode, no entanto, identificar a maioria dos problemas respiratórios.

Sabendo o diagnóstico

Após a realização dos testes de alergia, o médico é capaz de diagnosticar a causa dos seus problemas respiratórios, e tratar os sintomas de uma maneira mais eficaz. Cada um de nós somos diferentes e, um método de tratamento específico que funciona para uma pessoa pode não ser o correto para o seu problema. Por isso, um diagnóstico preciso é importante para que você possa tratar e prevenir problemas respiratórios. Logo, se você tiver sintomas de um ou mais dos problemas respiratórios comuns consulte o seu médico imediatamente para um diagnóstico preciso.

Médico otorrinolaringologista no CEVISA

Você sabia que o CEVISA possui um ambulatório totalmente equipado, com ferramentas modernas e de alta tecnologia? Não? Pois, se você está com alguma dificuldade respiratória, agende uma consulta conosco. O CEVISA conta com o apoio da Dra Paula Santana.

Ligue para (19) 3858-5918, e agende agora sua consulta.

Leave a Reply