Skip to main content

 

Antes de falar sobre como combater as infeções que podem surgir nas vias respiratórias, é preciso entender o que é uma infecção, e o que pode causá-la.

A infecção respiratória geralmente é provocada por microrganismos (vírus, bactérias ou fungos) que provocam diferentes tipos de sintomas como coriza, espirros, tosse, febre ou dor de garganta. Ela surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo desde as vias aéreas superiores (como narinas, garganta ou seios paranasais), até as vias aéreas inferiores (como brônquios e pulmões).

Partindo dessa primícia, que tal aprender um pouco sobre como realmente podemos combater essas infecções? Vamos lá!

Nesse artigo você vai encontrar:

  • Período do ano mais propenso para surgir infecções
  • As infecções respiratórias mais comuns
  • Como diagnosticá-las?
  • Quais os tratamentos?
  • Combatendo as infecções

Período do ano mais propenso para surgir infecções

Durante os períodos mais frios do ano, é muito comum o surgimento desse tipo de infecção, já que existe uma tendência das pessoas de procurarem ambientes fechados para se protegerem do frio.

Por isso, no inverno o cuidado deve ser dobrado, procurar sempre lugares mais arejados, com bastante ventilação.

As infecções respiratórias mais comuns

As infecções das vias aéreas superiores são as mais comuns e costumam ser muito contagiosas, sendo facilmente propagadas em locais com aglomerações de pessoas, como escolas, creches ou no ônibus, por exemplo. Já as infecções de vias aéreas inferiores costumam ser mais graves e atingem pessoas com maior risco, como os bebês, as crianças, os idosos e em pessoas com a imunidade comprometida.

Como diagnosticá-las?

Para diagnosticar a infecção respiratória, geralmente é necessária a avaliação do médico, que irá identificar os sintomas e fazer o exame físico. Em casos de suspeita de infecções mais graves, como pneumonia ou tuberculose, ou quando há dúvidas da causa, pode ser necessário a realização de exames, como raio-X de tórax, hemograma ou teste do escarro, para identificar o microrganismo que gerou a infecção e assim decidir pelo tratamento mais indicado.

Quais os tratamentos?

O tratamento da infecção respiratória depende da sua causa e da gravidade da infecção. Assim, geralmente, é indicado repouso, uso de analgésicos e antitérmicos. Além disso, pessoas internadas no hospital podem necessitar de fisioterapia respiratória para fazer a retirada das secreções pulmonares e assim aliviar o desconforto que a doença provoca.

Combatendo as infecções

Para evitar as infecções respiratórias, é recomendado evitar locais aglomerados, o contato com pessoas infectadas, sempre lavar as mãos e evitar colocar objetos no nariz ou boca, pois são as principais formas de contágios.

Além disso, ao persistir os sintomas, deve procurar um médico especialista (otorrino). A boa notícia é que você pode encontrar no CEVISA, no CENTRO MÉDICO. Para agendar uma consulta é só ligar para (19) 3858.5918.

Até a próxima!

Leave a Reply