Skip to main content

As comunicações diretas ou indiretas entre as cavidades nasais podem explicar infecções como rinite, sinusite, faringite, otite e conjuntivite. Porem, existem infecções que podem surgir na entrada do nariz que são chamadas de vestibulites nasais. Mas, o que são essas infecções? E, como podemos tratá-las?

Nesse artigo você vai entender um pouco sobre:

  • Infecção bacteriana
  • Os principais sintomas
  • Cuidados que se deve ter
  • Procurando ajuda profissional

Infecção bacteriana

A infecção bacteriana vem principalmente da bactéria Staphylococcus aureus. Pode ser consequente à manipulação nasal ou ao ato repetido de assoar o nariz, gerando crostas incomodas, que causam sangramento quando destacadas.

 

Principais sintomas

Os principais sintomas desse tipo de infecção é como coriza, espirros, febre ou dor na região nasal, por exemplo. Manipular ou assoar o nariz excessivamente pode criar uma formação de crostas que incomodam e muitas vezes sangram, além disso, podem surgir espinhas na base dos pelos nasais (foliculite).

As infecções mais graves podem provocar furúnculos no vestíbulo nasal. Os furúnculos nasais podem desenvolver uma infecção disseminada sob a pele (celulite) na ponta do nariz.

Cuidados que se deve ter

E aqui está um alerta! As infecções nessa parte da face precisam ser examinadas por um profissional com certa urgência, pois as veias vão dessa área até muito próximo do cérebro. Consequentemente, pode ocorrer uma situação com risco letal, denominada trombose do seio cavernoso, caso as bactérias se propaguem para esta região. Em muitos casos, o médico pode necessitar drenar cirurgicamente os furúnculos grandes ou aqueles que não respondem ao tratamento com antibiótico.

Procurando ajuda profissional

Em todos os casos, procure sempre um Otorrinolaringologista para que ele faça uma avaliação e possa dar um diagnóstico preciso. É de extrema importância não se auto medicar, pois os resultados dessa ação podem não ser tão positivos quanto esperado.

Até a próxima!

Leave a Reply